quarta-feira, novembro 08, 2006

Projetos

Projetos

É muito emergente na educação atual, colocar o aluno como agente ativo de seu conhecimento e não mais, receptivo do ato de saber. Ele se sentindo parte da busca da aprendizagem, as aulas já serão mais interativas e questionadoras. Para isso, é necessário que o professor “desça do pedestal” de que tudo sabe, e perceba que tem muito a aprender e trocar com os estudantes.
Pode parecer difícil ao primeiro olhar, mas deve-se tentar, e permitir a si que somos seres humanos, e errando aprendemos também com erros, na procura de melhorá-los. Algumas modificações devem ser realizadas para que as aprendizagens por projetos aconteçam. A primeira delas e essencial, é a remuneração; a segunda, o tempo disponível/ tempo-aula, um professor com 40 horas, atendendo 10 turmas por semana e com séries diferentes, não tem muito tempo para outros projetos; a terceira então, a grade de horários: uma turma tendo 5 períodos por turno, tendo várias disciplinas em 45 minutos, ou é muita informação em pouco tempo, ou pouco tempo para muita informação.
Algo que se destaca na construção dos projetos é a busca na cooperação dos trabalhos entre os professores, solicitando sempre que necessário o especialista do tema estudado.
Importante salientar também, que o aluno passa de sujeito receptos para agente pesquisador de sua curiosidade.

Um comentário:

Ivane disse...

Olá!
Estou navegando nos blogs e wikis de vocês, avaliando a autonomia e produtividade de cada um, no sentido de auxiliar aqueles alunos que mais nescessitem. O grupo de vocês parece estar andando bem, com bastante interatividade, autonomia e interatividade. Importante as reflexões que fazes a respeito doa PA na escola. Realmente, a metodologia de PA requer um novo olhar sobre a escola, não somente por parte do professor, mas de toda a equipe: direção supervisão, pais, professores e alunos. Requer uma revisão não apenas dos pressupostos teorico-metodológicos, mas, também, da concepção de currículo e da organização do espaço-temporal da escola. Requer um diálogo permanente entre os profissionais e o envolvimento de toda a equipe escolar. Não trata-se apenas de um remendo, mas de uma mudança efetiva na postura e maneira de lidar com a educação. Para isso é importante a formação permanente dos professores.