É difícil entender o que o sistema de ensinos públicos privilegia nos conteúdos escolares, já que, na sua grande maioria dos alunos que freqüentam a escola pública, não vão para o ensino superior imediantamente.
Enfatiza-se o estudo para o vestibular, qual o interesse que os alunos irão ter se não é para a vida, não é conhecimento que ele irá usar na sua profissão de caixa, mecânico, supervisor de loja, .. enfim, várias outras profissões que necessitam de um conhecimento específico da máquina e da função.
É complicado também para os professores, mudarem suas posturas didáticas de aula. Muitos estão enraizados com o estilo tradicional, e sua autoridade perante a nota, a avaliação que será dada, é uma forma de mostrar ao aluno a autoridade dentro da sala.
E aí, encontra-se aquela questão: o aluno que não foi um bom aluno na escola, não vencerá na sua vida por causa disso?
quarta-feira, outubro 25, 2006
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2 comentários:
Oi, Rosângela.
Acredito que nem todos os conteúdos das disciplinas interessam realmente aos alunos nem terão utilidade na vida cotidiana deles e, talvez, também não acrescentem nada na vida profissional, pois como você , a maioria não pensa em vestibular, quer aprender mais do que regras e fórmulas. Precisamos pensar no que é válido para a nossa clientela e, aos poucos, ir transformando a forma tradicional de educação escolar.
ABRAÇOS!
Oi Rosângela...
Aos teus questionamentos, contraponho outros...será q é uma realidade apenas das escolas públicas? O q fazer para combater?
É de se pensar (e melhor ainda,...escrever).
Abços e bom trabalho
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