quinta-feira, setembro 28, 2006

Refletindo...

Trabalhar em grupo é um momento muito gostoso e desafiador. Expor suas idéias, ouvir as opiniões dos colegas, sincronizar as idéias... tudo mexe até com a nossa auto-estima. A Educação no Brasil!
Por isso, nas maiorias das vezes escolhemos ficar em equipes de pessoas conhecidas. O medo do novo sempre “perturba”.
O grupo do qual estou incluída, são colegas deste curso que nos reunimos por uma tarefa, até primeiramente “boba”, de uma curiosidade afim.
Realmente, na hora de fazer as atividades esperamos alguém começar passo-a-passo o caminho da “aprendizagem”. Então, até que ponto a aprendizagem está no conhecimento do outro? É um bom questionamento!
Perguntas nos são feitas. É difícil querermos indagar, é mais fácil termos respostas prontas.
De onde veio esse hábito? Será que é somente na escola que a sociedade reflete esse comportamento? Onde os professores estão sendo formados/capacitados para também repensar sua prática da metodologia dos “depósitos”?
Não é de responsabilidade somente da escola. Onde está nossa parcela de culpa como educadores e cidadãos?
Pense!

Um comentário:

Ivane disse...

Olá garota. Gostei muito das tuas reflexões. Esses teus questionamentos remetem ao texto:Perguntas inteligentes, oque é isto? Penso que não é questão de procurar culpados. É hora e momento de refletirmos de que o que somos hoje, é produto da nossa história de vida de nossas vivências. O importante é não ficarmos estagnados, prezos a padrões antiquados, ultrapassados. Para mudar a história é preciso coragem e determinação. Você não acha?